17 de jun de 2006

Via Campesina lança cartilha sobre eucalipto

.
A Via Campesina lançou na segunda-feira, dia 12 (de junho de 2006), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a cartilha "O Latifúndio dos Eucaliptos". No documento, constam informações sobre a história e as características biológicas do pinus, do eucalipto e da acácia negra, os malefícios trazidos pela monocultura destas árvores e a poluição gerada na produção do papel branco.
.
A relação entre as empresas que hoje chegam ao Rio Grande do Sul também é analisada na cartilha. Frei Sérgio Görgen, deputado estadual do PT, aponta que a Aracruz, a Votorantim e a Stora Enso são acionárias entre si. Fato que, para o parlamentar, aumentará a concentração de terras no Estado. "Também é desconhecido da opinião pública que as três empresas, na verdade, trata do mesmo grupo de acionários. A Votorantim é sócia da Aracruz, com 28% do capital. Por sua vez, a Stora Enso e a Aracruz têm ações na Veracel, cada uma com 50%. As transnacionais do eucalipto é o típico 3 em 1. Por isso é que elas dividiram o Estado do Rio Grande do Sul, cada uma com território pré-definido compartilhando tecnologia e informações entre si", relata.
.
Christiane Campos, do MST, destaca a importância do documento a fim de mostrar para a sociedade gaúcha os prejuízos causados pelo plantio em larga escala destas árvores. "A ação das mulheres da Via Campesina não foi gratuita, ela teve motivações muito sérias. E à medida que as pessoas forem saindo do debate da forma da ação e forem entrando no debate do seu conteúdo, a gente acredita que os movimentos sociais vão contribuir muito para a resistência da população brasileira a esse modelo de desenvolvimento calcado na monocultura, na agressão ao meio ambiente", argumenta.
.
Além dos movimentos sociais que compõem a Via Campesina, estiveram presentes no lançamento o deputado federal pelo PT Adão Pretto, pesquisadores e entidades que apóiam a campanha contrária às monoculturas, como a Marcha Mundial de Mulheres.
.
.
Por: Raquel Casiraghide
Jornal Brasil de Fato -
www.brasildefato.com.br
Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário