17 de set de 2007

III Conferência Nacional do Meio Ambiente


Imprimir


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está mobilizando o país para a realização da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que nesta edição terá o desafio de debater uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas. O tema, que até então estava restrito à comunidade científica e governos, ganhou as ruas após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

A Conferência Nacional do Meio Ambiente tem por finalidade construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente, por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o País.

Com o lema "Vamos cuidar do Brasil", a CNMA faz novamente um convite para que a sociedade brasileira - governos, empresários e sociedade civil - se engaje nesse processo de democracia participativa. É o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País.

Além disso, a CNMA é num importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.

Atualmente, o mundo inteiro se debruça na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global. No Brasil, ao promover a III CNMA, o MMA espera contribuir para esta discussão, disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema e identificar soluções para sua mitigação e adaptação. As deliberações da III CNMA serão, ainda, uma importante contribuição para o Plano Nacional de Enfrentamento das Mudanças do Clima, que está sendo elaborado pelo governo brasileiro.

Como participar:

O ano de 2007 é dedicado ao amplo processo de conferências nos estados, que resultarão em uma plenária nacional, prevista para o primeiro semestre de 2008. De julho a dezembro estarão sendo realizadas as Conferências Estaduais do Meio Ambiente, coordenadas pelos governos locais e pelo MMA, por meio do Ibama nos estados, em parceria com diversas instituições que compõem a Comissão Organizadora Estadual (COE). Elas têm a prerrogativa de eleger os delegados que participarão da plenária nacional.

Devem participar representantes dos órgãos governamentais (especialmente aqueles cuja atuação institucional abranja áreas relacionadas ao meio ambiente), de organizações não-governamentais; estudantes de escolas públicas e privadas, dos diversos setores econômicos; Formadores de opinião (jornalistas, lideranças de entidades civis, autoridades governamentais, lideranças estudantis, professores, representantes do legislativo, etc.) e sociedade em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário