5 de mar de 2008

Lançada campanha pela criação da UC Floresta de Butiazais

A área constituída por muitos banhados e lagoas abriga butiazeiros de 300 anos e espécies de flora e fauna em risco de extinção.


O Movimento Ambientalista Os Verdes de Tapes está em campanha pela criação da Unidade de Conservação Floresta de Butiazais, lem Tapes, na região sul do Estado. A floresta corre sérios riscos com os impactos antrópicos que a região sofre há 50 anos, agravados agora pelo interesse da Aracruz Celulose S/A em plantar mais eucaliptos em áreas de banhados e matas de restinga, afirma o representante da ONG, Júlio Wandam.

Está sendo distribuído um abaixo-assinado às ONGs de todo o Estado para coleta de assinaturas em apoio à criação da UC, que será enviado para o Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público Federal e Estadual, governadora do RS, Yeda Crusius, Secretaria de Meio Ambiente do RS, Ibama no RS e Prefeitura Municipal de Tapes/RS.

“Pedimos apoio dos companheiros para coleta de assinaturas em suas regiões no Rio Grande do Sul, a fim de fazermos pressão pela criação da Unidade de Conservação Floresta de Butiazais", solicita Wandam. Segundo o ambientalista, existe a iminência de serem removidos butiazeiros (Butia capitata) de 300 anos que estão na lista de extinção, mais o prejuízo do ecossistema que abriga 2.121 espécies de animais e da flora, com 27 destes em risco de extinção.

A Floresta de Butiazais é composta de áreas úmidas e banhados na sua maior parte, estando impactada pela agricultura extensiva, pecuária e poluição de resíduos da lavoura em suas águas. Muitos lagos naturais permitem a sobrevivência de aves, mamiferos, répteis, peixes, insetos e moluscos e a proteção de variadas espécies de orquídeas e bromélias raras.

As assinaturas coletadas deverão ser entregues durante a realização da plenária gaúcha da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, dias 08 e 09 de março, no Parque Harmonia, ou enviando-as pelos Correios. Apoios e contatos: Rua Conde de Porto Alegre, 690 – Tapes/RS CEP: 96760-000 - Fone: (51) 3672 1651. Email: osverdestapes@gmail.com

Da redação da EcoAgência. Reprodução autorizada, citando-se a fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário