31 de mai de 2011

O Computador Sustentável feito de papelão

Texto publicado originalmente por Guilherme Augusti Negri no blog Coletivo Verde, em 16 de novembro de 2010.




Nascido de um projeto acadêmico na faculdade de Houston nos EUA o Recompute é um computador que se propõe a ser uma máquina funcional e ter uma produção de baixo impacto ambiental.

Feito com um case (a caixa que protege as peças do computador) de papelão o computador vai além do visual eco. A marca tem a filosofia de empregar a sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto da produção ao descarte. A produção do computador por exemplo é feita de maneira mais eficiente possível, utilizando apenas o essencial e utilizando os componentes com o menor baixo impacto ambiental disponíveis no mercado.

[...] A empresa ensina e fomenta o reaproveitamento das peças e periféricos como teclado e mouse que você já possui, o site inclusive disponibiliza uma versão “monte você mesmo” do computador. Outro ponto super interessante é o suporte que a empresa dá no fim do ciclo de vida do produto, ou seja quando você for jogar fora ou trocar o computador a empresa direciona e ensina o cliente a enviar o seu computador para reciclagem.


O resíduo eletrônico ou lixo eletrônico é o nome dado ao descarte de produtos eletrônicos e eletrodomésticos como geladeiras, computadores, impressoras, televisões e outros. O grande problema destes produtos é que eles contém em sua composição metais pesados que são altamente tóxicos e que contaminam o solo, os lençóis freáticos e são extremamente perigosos aos seres humanos, principalmente aos catadores e as pessoas que residem próximas a lixão.

Por isto é super importante que empresas e revendedores fomentem o recolhimento deste resíduo e os entreguem para a reciclagem. Para se ter uma idéia da dimensão do problema em uma matéria do Estadão foi exibido um dado de uma pesquisa da ONU que o Brasil é o campeão de lixo eletrônico entre os países emergentes.

A grande sacada da marca é trazer uma nova mentalidade pra um mercado que não inclue o meio ambiente em suas prioridades e nós podemos dizer que ele é um computador que literalmente que não faz papelão frente a sustentabilidade.

Postagem Original: Coletivo Verde
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário