3 de out de 2011

Carros elétricos serão alugados nas ruas de Paris

O objetivo da prefeitura da cidade é amenizar o caos no trânsito e promover as tecnologias verdes


Depois do aluguel de bicicletas, agora os moradores de Paris, na França, poderão circular pela cidade em carros elétricos alugados na rua. Qualquer pessoa com a devida habilitação poderá escolher um dos chamados Autolibs para viagens breves pela capital.


Um período de testes de dois meses se inicia neste domingo (02/10/2011), antes do começo das operações normais, a partir de dezembro. Os veículos vão ser distribuídos pela cidade em pontos onde também ficarão baterias de abastecimento. O projeto foi capitaneado pelo prefeito Bertrand Delanoë, do Partido Socialista, para tentar amenizar o caos do tráfego, a poluição e a dificuldade de encontrar uma vaga para estacionar nas ruas parisienses. Delanoë espera que Paris consiga consolidar a reputação de inovadora em transporte ecológico. Detalhe: mais da metade dos moradores da cidade não tem carro.


O investimento partiu de Vincent Bollore, um empresário muito próximo do presidente Nicolas Sarkozy. O conglomerado de Bollore desenvolveu um carro ultracompacto, que funciona graças a uma bateria de lítio. O empresário espera usar o projeto como vitrine para a tecnologia que desenvolveu na área de conservação de energia e projeta lucros em um prazo de sete anos. Os veículos terão autonomia de 250 quilômetros e velocidade de 130 km/h. Para utilizar o serviço, os usuários terão de pagar uma mensalidade de 12 euros (R$ 30,1), mas há também planos para períodos mais curtos.

Texto: divulgação/Revista Mundo Comércio Exterior (Comex Mundo). Imagens: UPI.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário